A worldskills percorreu o país nas sessões de divulgação do SkillsPortugal Norte 2024
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-01-23 (há 5 meses)

É em novembro que Santa Maria da Feira acolhe a 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, o SkillsPortugal Norte 2024.

De 15 a 19 de janeiro, 2 meses antes da abertura das inscrições, a equipa da WorldSkills Portugal realizou sessões de divulgação nas 5 regiões do continente, com o objetivo de levar ao conhecimento do público todas as etapas que conduzem a uma participação que se prevê ser a maior dos últimos anos.

Tendo como destinatários todos os intervenientes e operadores do sistema de educação e formação profissional em Portugal, os recintos que acolheram estas sessões de âmbito regional registaram casa cheia.

Com o pontapé de saída a acontecer no Multiusos de Gondomar, o Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da formação profissional, palavras reforçadas pela Delegada Regional do Norte do IEFP, Carla Vale. Foi, aliás, Carla Vale que, na cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional das Profissões de 2023, realizado em Portimão, recebeu das mãos de Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve do IEFP, o testemunho para a organização da edição de 2024.

O programa da sessão incluiu uma mesa-redonda especial onde se falou de como a formação e a participação nos campeonatos pode impactar nas várias dimensões da vida. Edgar Monteiro, campeão nacional em 2020 e vice-campeão mundial em 2022, na profissão de Controlo Industrial; Noé Carvalho, campeão nacional na profissão de Joalharia em 2023, que estará em Lyon, com toda a equipa portuguesa, no mês de setembro, a representar o nosso país no Campeonato Mundial das Profissões e Pedro Coutinho, formador do CINDOR e Jurado Internacional de Joalharia, que também irá a Lyon defender a nossa formação profissional, deixaram o seu testemunho inspirador.

Na Região Centro, foi o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco que registou o pleno de assistência para a sessão de divulgação. Presidiram à abertura António Alberto Costa, Delegado Regional do Centro do IEFP, Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação do Centro e Leopoldo Martins Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, aproveitou, ainda, para divulgar uma parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, que visa a valorização do património local. Trata-se de um curso de Técnico de Construção de Instrumentos Musicais, com especial destaque para a construção da Viola Beiroa. São, ainda, parceiros deste projeto a Associação de Viola Beiroa e o músico e Professor Doutor Miguel Carvalhinho, que, acompanhado por um aluno, Jordi Marcos, protagonizou um momento musical.

O auditório do CITEFORMA recebeu a sessão de divulgação para a Região de Lisboa e Vale do Tejo. Com as honras feitas pelo Diretor, Paulo Langrouva, e pela Delegada Regional do IEFP, Isabel Henriques, a equipa da WorldSkills Portugal apresentou o campeonato das profissões a representantes das entidades formadoras da região.

O atual campeão mundial de Cozinha, Samuel Santos, também esteve presente e partilhou com a plateia a sua experiência nos campeonatos, que culminou com a conquista da medalha de ouro no último campeonato mundial das profissões, em 2022. Atualmente, Samuel está envolvido em vários projetos profissionais e é com paixão que abraça todos eles, sem nunca esquecer o caminho que fez até aqui. O agradecimento especial foi para o IEFP de Santarém, que o apoiou no treino e na participação no mundial.

No Alentejo, numa parceria com a DGESTE, que cedeu o auditório em Évora, presidiu à sessão de abertura a Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria João Charrua, lançando às escolas e agrupamentos presentes o desafio da participação na próxima edição do campeonato das profissões. Em representação da Delegação Regional do Alentejo do IEFP esteve José Costa.

A dar o testemunho da participação enquanto concorrentes, subiram a palco João Pereira, da profissão de Montagem de Estruturas, que foi medalha de ouro no último campeonato nacional das profissões, tendo conquistado, também, os prémios de melhor da região e de melhor da competição. A ele, juntou-se Joana Ripado, da profissão de cabeleireiro, medalha de ouro no nacional e que representou Portugal no Campeonato Europeu das Profissões em Gdansk, na Polónia. Ambos dando conta da excelente experiência e do impacto positivo que teve a participação nos Campeonatos, nomeadamente, na sua vida profissional.

A WorldSkills Portugal encerrou este périplo pelo país, no Auditório do IPDJ, em Faro. Com as boas-vindas dadas por Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve do IEFP, Rogério Bacalhau Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Faro e Carla Fernandes, Delegada Regional de Educação, as palavras deixadas foram uma mistura de emoção e entusiasmo, na voz de quem organizou um campeonato nacional em 2023 e promete para 2024 uma participação cheia de garra algarvia.

Garra e entusiamo não faltaram ao ex-concorrente António Mateus, Medalha de Prata na Profissão de Animação/Vídeo que recordou os momentos emotivos que viveu no SkillsPortugal Portimão 2023.

No final destas sessões, o balanço feito pela WorldSkills é muito positivo. A 10 meses da realização do SkillsPortugal Norte 2024, a organização da WorldSkills Portugal estima a participação de cerca de 600 concorrentes, oriundos de todas as tipologias de entidades de educação e formação, que sob o lema “Onde há competência, há um Norte”, vão disputar um lugar no pódio no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.

As inscrições abrem durante o mês de março e vão ser divulgadas no site e redes sociais do IEFP/WorldSkills Portugal.

Os Campeonatos das Profissões, organizados pelo IEFP/WorldSkills Portugal, são a melhor montra da formação profissional ministrada em Portugal e contribuem para a promoção da importância das competências, das qualificações e da excelência.

Fonte: IEFP