6.ª sessão do ciclo de seminários «Conversas Desconfinadas II» : As razões da ansiedade na pandemia populista
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2021-07-20 (há 5 dias)

Seminário #6 | «Conversas Desconfinadas II»

As razões da ansiedade na pandemia populista

Cristiano Gianolla (CES)

27 de julho de 2021, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentário: Sílvia Roque | Moderação: Gaia Giuliani

A pandemia tem criado um conjunto de desafios sanitários, sociais e económicos que foram enfrentados com soluções supostamente racionais puxadas pela ansiedade criada pelo SARS-COV-2. Nestas condições até algumas respostas científicas demostraram-se contraditórias ao longo do tempo, veja-se por exemplo a disputa inicial sobre o uso ou não de máscaras, ou o uso duma certa vacina unicamente abaixo e depois apenas acima duma certa idade. Isto indica que o nível de racionalidade de uma dada resposta racional é condicionado por um conjunto de atitudes emocionais, na sociedade como acontece no individuo.

Adotando a compreensão do funcionamento cognitivo definido a partir das neurociências, podemos distinguir três sistemas emocionais: o sistema de resposta imediata “luta/foge”, o sistema de “disposição” que nos permite aprender e definir os hábitos, e o sistema de “vigilância” que nos alerta quando determinadas circunstâncias não são seguras. Segundo alguns cientistas o terceiro são os sistemas emocionais mais relevantes para o estudo das emoções na política e definem respetivamente o grau de entusiasmo/depressão e o grau de ansiedade frente situações concretas.

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/84323490214?pwd=TTgrL3FaaExGT0pyNUI1TXRlcXM2QT09
ID da reunião: 843 2349 0214 | Senha de acesso: 764980

Este trabalho é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) através de fundos nacionais no âmbito do projeto UNPOP “Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político” (PTDC/CPOCPO/3850/2020) e pelo Financiamento Programático FCT (UIDP/50012/2020).

Mais informações em:

https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/as-razoes-da-ansiedade-na-pandemia-populista

Fonte: Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra