O principal fórum para estatísticas do trabalho, que se realiza a cada cinco anos, acaba de comemorar o seu centenário. A 21.ª Conferência Internacional dos Estaticistas do Trabalho (CIET), teve lugar de 11 a 20 de outubro, e adotou novas normas para medir o emprego informal, o que permitirá aos Estados Membros na recolha de dados e a conceber políticas mais eficazes para os trabalhadores e trabalhadoras da economia informal.
Foram ainda adotadas três resoluções (alterações) para alinhar as normas existentes com os recentes desenvolvimentos no mundo do trabalho: medição do rendimento relacionado com o trabalho (adotada na 16.ª CIET); estatísticas sobre o rendimento e a despesa das famílias (adotada na 17.ª CIET); e, estatísticas sobre o trabalho e emprego (adotada na 19.ª CIET).
Por último, a conferência acordou em prosseguir os trabalhos futuros sobre a atualização da classificação das profissões, a migração laboral, o trabalho em plataformas digitais e as competências, e, ainda, o trabalho de prestação de cuidados.
Para mais informações:
- Resolução I: Resolução sobre as estatísticas da economia informal
- Resolução II: Resolução sobre as estatísticas do trabalho e do emprego
- Resolução III: Resolução sobre a medição do rendimento relacionado com o trabalho
- Resolução IV: Resolução relativa às estatísticas de rendimentos e despesas das famílias
Fonte: DGERT