A União Europeia elegeu 2023 como o Ano Europeu das Competências e eleva a prioridade máxima a necessidade do desenvolvimento de competências. Esta efeméride começa a 9 de maio de 2023 e termina a 8 de maio de 2024.
Domingos Lopes, Presidente do IEFP, foi nomeado Coordenador Nacional do Ano Europeu das Competências, efeméride que sensibiliza para a importância das competências para o emprego, a competitividade e o crescimento.
As transições ecológica e digital estão a criar novas oportunidades para as pessoas e a economia da União Europeia. Dispor das competências necessárias permite às pessoas enfrentar com êxito as mudanças do mercado de trabalho e participar plenamente na sociedade e na democracia e em simultâneo as empresas encontram no mercado os talentos que necessitam. É com o propósito de garantir este alinhamento entre necessidades de empresas e pessoas com as competências certas que a Comissão Europeia elegeu 2023 como o Ano Europeu das Competências.
O Ano Europeu das Competências procura dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida, estabelecendo como objetivos:
- Promover um investimento acrescido, mais eficaz e inclusivo na formação e na melhoria de competências, a fim de aproveitar todo o potencial da mão de obra europeia e apoiar as pessoas na transição de um emprego para outro;
- Assegurar que as competências são pertinentes para as necessidades do mercado de trabalho, cooperando também com os parceiros sociais e as empresas;
- Adequar as aspirações e as competências das pessoas às oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito às transições ecológica e digital e à recuperação económica. Será dada especial atenção à ativação de um maior número de pessoas para o mercado de trabalho, com destaque para as mulheres e os jovens, em especial os que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação;
- Atrair pessoas de países terceiros com as competências de que a UE necessita, nomeadamente reforçando as oportunidades de aprendizagem e a mobilidade e facilitando o reconhecimento das qualificações.
Neste âmbito, o IEFP esteve presente na celebração do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio e abre oficialmente esta efeméride. A ocasião teve Leiria como palco e contou com uma mostra da profissão de soldador(a), com recurso a simulador, pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, e com um “Show Cooking” de Samuel Santos, jovem de Leiria campeão mundial de cozinha no Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Special Edition 2022, em representação do IEFP. Domingos Lopes, Presidente do IEFP, e Ana Elisa Costa Santos, Vogal do IEFP, marcaram presença no evento.
Fonte: IEFP