O Barómetro do Mercado de Trabalho Europeu, elaborado pela Rede Europeia de Serviços Públicos de Emprego e pelo Instituto Alemão de Investigação do Emprego (IAB), desceu 0,2 pontos em outubro face ao mês anterior, fixando-se nos 99,8 pontos, abaixo da marca neutra dos 100 pontos.
A componente do desemprego registou uma descida de 0,2 pontos, para 99,5 pontos, o que indica a possibilidade de ligeiros aumentos do desemprego nos próximos meses. Já a componente do emprego apresentou uma redução mínima de 0,1 pontos, situando-se nos 100,1 pontos, o que demonstra que o nível de emprego se mantém globalmente estável.
Segundo Enzo Weber, diretor de previsões do IAB, “desde que a crise energética pôs fim ao impulso de recuperação pós-pandemia, as perspetivas do mercado de trabalho na Europa têm permanecido estagnadas”.
O Barómetro do Mercado de Trabalho Europeu é um indicador de tendência mensal que antecipa a evolução do emprego e do desemprego nos países da União Europeia, refletindo o pulso do mercado laboral europeu.
Consulte o Barómetro do Mercado de Trabalho Europeu.

Fonte: IEFP