Desde a sua fundação em 1992, o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional já apoiou cerca de 30 mil pessoas, 68% das quais com incapacidades adquiridas. O modelo de intervenção do CRPG é baseado numa abordagem holística e integrada, focada nas necessidades de cada pessoa.
Durante a sessão dedicada ao tema “Reabilitação profissional de pessoas com incapacidades adquiridas em idade ativa”, realizada no Centro Cultural de Belém, Mónica Salazar, Diretora do CRPG, destacou a importância de considerar todas as fases da vida da pessoa, ativa e profissional, para garantir uma recuperação completa.
Alberto Costa, Presidente do Conselho de Administração do CRPG, sublinhou a necessidade de dar visibilidade à reabilitação profissional, sublinhando que “as pessoas necessitam de reaprender, readquirir competência e propósitos para a vida”.
Domingos Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, e outros especialistas presentes na sessão, destacaram a importância da reintegração profissional de pessoas com incapacidades adquiridas, reforçando a necessidade de um suporte para um retorno ao trabalho bem-sucedido e sustentável.
Adriano Moreira, Secretário de Estado do Trabalho, realçou que o governo está a tomar medidas para assegurar que todos os trabalhadores, inclusive os que têm alguma incapacidade, tenham as mesmas oportunidades profissionais.
Com vista a oferecer um acompanhamento mais próximo e especializados foram inauguradas novas delegações em Coimbra e Lisboa.
Fonte: IEFP