Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos
Publicada por Luís Bento, em 2017-06-05

Visando dar uma resposta concerta a necessidades específicas veiculadas pelas entidades/indivíduos que intervêm na formação, o Instituto para a Qualidade na Formação, I.P., promove, com a apresentação deste documento, uma nova coleção dedicada ao ciclo da formação, fortemente localizada na disseminação e exploração de metodologias de apoio ao desenvolvimento de intervenções formativas. O presente guia encontra-se estruturado em cinco blocos principais: Introdução, onde se apresentam os objetivos, se explicitam as necessidades a que procura dar resposta, se caracteriza, de forma breve, o seu público-alvo, se discutem as opções metodológicas seguidas, se refere a sua organização e se sugerem mecanismos de apropriação e exploração da metodologia e da conceção proposta; a apresentação do modelo de conceção ADORA, onde são apresentadas, de forma sumária, as várias fases e processos do modelo de conceção proposto, com destaque para os dois enfoques distintos do modelo (perspetiva sistémica e sistemática), assim como para os ‘outputs’ finais de cada um dos processos de conceção a desenvolver; o autodiagnóstico a efetuar pela entidade, relativamente às suas próprias práticas de conceção, os principais modelos a cumprir em cada fase e a operacionalização dos instrumentos necessários à realização de cada processo.

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