European Peer Review in Guidance

O projecto EuroPeerGuid é um Projecto Europeu Transnacional, proposto num seminário sobre Peer Review realizado no centro protocolar IEFP-CCP “CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins”, e liderado pelo mesmo.

É financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Subprograma Leonardo da Vinci. Durará até ao fim de 2012.

Tem como parceiros

–         IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional (Portugal), e Fundação Alentejo (Portugal)

–         CIBC – Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois (França)

–         ACS/SIAE – Slovenian Institute for Adult Education (Eslovénia)

–         Keuda Vocational College (Finlândia), e

–         Ministério do Emprego e da Economia Finlandês

Objectivo

O European Peer Guidance é destinado a promover a aplicação da Recomendação Europeia “EQAVET – the European Quality Assurance in Vocational Education and Training”, na Orientação e Aconselhamento, na Educação e Formação Profissional de Adultos.

Em particular, em Portugal, o Projecto aplica-se à Iniciativa Novas Oportunidades, e dentro desta, às etapas do Acolhimento, Diagnóstico, e Encaminhamento para uma das seguintes vias:

–         Reconhecimento e Validação de Competências

–         Formação Adicional

Consiste em pesquisar o uso, em complemento das convencionais avaliações hierárquica e externa, da metodologia chamada de “Revisão por Pares” (auto-avaliação voluntária e confidencial das instituições e entidades EFP seguida de avaliação por pares, também nas mesmas condições).

Cronograma

  1. Transferir e adaptar a metodologia da Revisão por Pares, até Dezembro
  2. Promover a formação de Pares provenientes dos países da parceria, idem
  3. Testar a metodologia (em Portugal, em 3 Centros Novas Oportunidades: CECOA, Fundação Alentejo e CNO ainda não estabelecido), de Janeiro a Setembro 2012
  4. Disseminar os resultados do projecto (durante toda a duração)

A primeira etapa do projecto consistiu em fazer uma investigação sobre a implementação da EQA-VET. Os CNO que participaram foram os seguintes:

–         Escolas Básicas/Secundárias: CNO ES Cacilhas Tejo

–         Centros de Formação Profissional: Centro de Formação Profissional IEFP de Rio Meão

–         Centro Protocolares do IEFP com outras Instituições: CNO do CECOA

–         Escolas Profissionais: EP da Região Alentejo, Fundação Alentejo, CNO

–         Outras Entidades Formadoras: CNO do ISLA Santarém e Empresa de Formação: MPV – Consultores, Santarém

Qual pode ser o papel do seu CNO?

–         Na disseminação do Projecto e respectivos resultados pelos seus contactos

–         Na aplicação da metodologia, uma vez estabelecida

Para mais informação, consulte European Peer Guidance