Objetivos
- Como considerar a diversidade e promover a equidade em políticas e práticas de educação e formação
- Como promover aprendizagens significativas em dinâmicas educativas formais, não formais e informais
- Que saberes fundamentais para a vida em sociedade e como esses saberes podem ser aprendidos
- Como proteger, transformar e valorizar a escola enquanto espaço público de aprendizagem, de cidadania e democracia
- Como assegurar processos de avaliação da aprendizagem relevantes para a formação dos sujeitos implicados
- Como promover a formação inicial, o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos educadores e professores
Informações
Inscrições através do link https://lnkd.in/dfRT-Yhv
Mais informações podem ser consultadas no website e redes sociais da AFIRSE: http://afirse.ie.ul.pt
Mensagem
A escola pública é um espaço privilegiado de acesso ao conhecimento científico e à herança cultural produzidos pela Humanidade e de igualdade de oportunidades, através do direito à educação obrigatória, universal e gratuita. Contudo, esse direito ainda não é assegurado a todas as crianças, jovens e adultos, tanto ao nível do acesso como do sucesso escolar. A escola contribui para o reforço de desigualdades sociais e de injustiças quando produz o fenómeno do insucesso escolar, responsabilizando e rotulando os alunos com as designadas “dificuldades de aprendizagem”. Ao perpetuar um modelo assente no ensino do professor e na crença de que a igualdade decorre de um tratamento semelhante, a escola origina múltiplas desigualdades.
Fonte: AFIRSE Portugal
Público em geral