Webinar | Estratégia Europeia de Prestação de Cuidados
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2023-01-09 (há 4 semanas)
Local Online
Data 19 Janeiro 2023 (há 3 semanas)
Concelho 
Enquadramento A Estratégia Europeia de Prestação de Cuidados foi apresentada em setembro deste ano com vista a assegurar serviços de prestação de cuidados de qualidade, acessíveis e a preços comportáveis em toda a União Europeia e para melhorar a situação tanto dos beneficiários de cuidados como das pessoas que lhes prestam cuidados, a título profissional ou informal. A Comunicação da Comissão é acompanhada por duas propostas de recomendação: uma sobre a revisão dos Objetivos de Barcelona e outra sobre o acesso a Cuidados de longa duração acessíveis e de elevada qualidade.

Objetivos

  • Dar a conhecer a Estratégia Europeia da Prestação de Cuidados apresentada pela Comissão em setembro, destacando a recomendação sobre o acesso a cuidados de longa duração acessíveis e de elevada qualidade
  • Promover uma reflexão em torno dos desafios inerentes aos cuidados de longa
    duração junto da população idosa
  • Promover uma reflexão em torno dos desafios atuais impostos aos prestadores
    de cuidados – formais e informais
  • Contribuir para o desenho de um plano
    nacional sobre cuidados de longa duração que defenda os direitos das pessoas
    idosas e a qualidade dos cuidados prestados a esta população

Informações

A Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal vai realizar um webinar dedicado à Estratégia Europeia de Prestação de Cuidados, no dia 19 de janeiro de 2023, pelas 14h15 (plataforma Zoom).

inscrição no webinar é gratuita, mas obrigatória e pode ser efetuada até ao dia 17 de janeiro para o seguinte email: paula.cruz@eapn.pt 

https://www.eapn.pt/wp-content/uploads/2023/01/EAPN_web_Cuidados_programa016.pdf

Mensagem

O webinar pretende refletir e debater a proposta de recomendação sobre o acesso a cuidados de longa duração acessíveis e de elevada qualidade que integra a Estratégia. 

A proposta da Comissão apresenta-se como um novo instrumento para se melhorar o acesso a cuidados de longa duração, com mais qualidade, direcionado a todos que dele precisem e protegendo aqueles que diariamente os prestam, quer ao nível formal, quer informal. A forma como Portugal colocará em prática esta recomendação é de elevado interesse para todos e precisa de ser debatida também com a colaboração de diferentes entidades e cidadãos.

 

 

 

Fonte: EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza

Público alvo
Beneficiários de cuidados, pessoas que lhes prestam cuidados, a título profissional ou informal.