SAVE THE DATE | Conferência “Regulação da IA: Como podem guiar-se as Organizações”
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2024-01-08 (há 2 meses)
Local Auditório da Imprensa Nacional – Casa da Moeda
Data 24 Janeiro 2024 (há 5 semanas)
Concelho Lisboa
Enquadramento O recente acordo político sobre o texto do Regulamento Inteligência Artificial (“IA”), no final de 2023, constitui o evento mais significativo de um ano em que o mundo deu passos consideráveis para a regulação da IA. Além deste diploma, devem ainda assinalar-se nos Estados Unidos a Ordem Executiva do Presidente Biden sobre a IA Segura, Protegida e Confiável e os esforços para a adoção de uma lei federal com o apoio bipartidário, bem como a iniciativa do Reino Unido de organizar uma Cimeira sobre a IA.

Objetivos

Lançar alguma luz sobre o enquadramento em que se vai desenrolar a adoção de soluções de IA pelas organizações.

Informações

A Conferência irá decorrer no Auditório da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, no próximo dia 24 de janeiro 2024, das 09:00 horas às 12:30 horas.

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória.

Mais informações aqui:

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

Mensagem

Ao nível dos Estados membros da União Europeia, está já em curso em Espanha a criação de uma primeira entidade de supervisão da IA, com sede na Galiza. Por seu turno, algumas autoridades de supervisão europeias da proteção de dados já adotaram orientações sobre IA, estando o Comité Europeu da Proteção de Dados também a realizar trabalho relevante sobre o tema. São iniciativas que acrescem aos esforços de organizações internacionais como a UNESCO ou a OCDE ou a ASEAN.

É neste pano de fundo que a APDSI decide levar a cabo uma Conferência sobre a Regulação da IA, no dia 24 de janeiro de 2024, com o objetivo de lançar alguma luz sobre o enquadramento em que se vai desenrolar a adoção de soluções de IA pelas organizações.

Público alvo
Público em geral