World Youth Skills Day 2021- Reimagining Youth Skills Post-Pandemic
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2021-07-14 (há 1 semana)
Local Online
Data 15 Julho 2021 (há 1 semana)
Concelho 
Enquadramento O Dia Mundial das Competências da Juventude, celebrado anualmente a 15 de julho, centra-se na importância estratégica de equipar os jovens com competências para o emprego, trabalho digno e empreendedorismo. Este ano, o Dia Mundial das Competências da Juventude acontecerá novamente num contexto desafiador : a pandemia COVID-19. Os participantes farão um balanço de como os sistemas de TVET se adaptaram à pandemia e recessão, considerarão como esses sistemas podem participar da recuperação e imaginarão as prioridades que devem adotar para um mundo pós-COVID-19. Um primeiro painel interativo discutirá habilidades que são necessárias hoje e serão necessárias no futuro, e um segundo painel refletirá sobre as parcerias de TVET com as partes interessadas para aumentar o desenvolvimento de habilidades dos jovens.

Objetivos

Avaliar a situação dos jovens em relação às aptidões e trabalho durante e após a pandemia COVID-19;

Aprender como eles têm vivido durante a crise; Destacar histórias de sucesso de inovação e resiliência juvenil;

Debater sobre as perspetivas de desenvolvimento de competências e o mundo do trabalho à medida que as economias se recuperam e sobre a eficácia dos planos de recuperação nacionais e do apoio dos parceiros de desenvolvimento;

Refletir sobre como as partes interessadas da TVET podem colaborar para aumentar o desenvolvimento de habilidades e ajudar a conciliar a necessidade de curto prazo de recuperação económica com a necessidade urgente de acelerar a transição para o desenvolvimento sustentável.

Informações

O evento será transmitido online, dia 15 de julho, das 11h00 às 12h30 EST (Nova York), das 17h00 às 18h30 CEST (Genebra).

Os Dias Mundiais de Competências da Juventude são coorganizados pelas Missões Permanentes de Portugal e Sri Lanka nas Nações Unidas, em conjunto com a UNESCO, a OIT e o Gabinete do Enviado do Secretário-Geral para a Juventude.

Mensagem

O Dia Mundial das Competências da Juventude deste ano terá novamente lugar num contexto desafiante, no meio da pandemia COVID-19 e com os sistemas de educação e formação que ainda não regressaram às condições anteriores à crise. O objetivo é celebrar a resiliência e a criatividade dos jovens durante a crise e focar a atenção em como os sistemas de educação e treinamento técnico e vocacional (TVET) se adaptaram à pandemia, participar da recuperação e imaginar as prioridades que devem adotar para o pós-COVID Mundo -19.

 

Público alvo
Jovens em geral.