Desigualdades Intersecionais – Sessão Informativa
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2021-09-07 (há 1 semana)
Local Videoconferência
Data 16 Setembro 2021 (há 5 dias)
Concelho 
Enquadramento Mais de metade das pessoas em movimento no mundo são mulheres. No caso de Portugal, temos mais mulheres estrangeiras do que homens em território nacional desde 2012, estando o número neste momento muito próximo em termos de percentagens. Tanto os padrões como a situação das mulheres e raparigas migrantes têm mudado significativamente nos últimos anos. As necessidades destas mulheres e meninas também têm vindo a mudar, por exemplo com o número crescente de mulheres que migram sozinhas, e níveis mais altos de participação no mercado de trabalho. As mulheres, ainda que não estejam em minoria, são muitas vezes reconhecidas como um grupo de particular vulnerabilidade nas sociedades, particularmente quando são confrontadas com situações de discriminação intersecional – como é o caso das mulheres migrantes, refugiadas, ciganas e das mulheres negras e afrodescendentes.

Objetivos

  • Identificar conceitos relativos à intersecionalidade, igualdade de género e integração.
  • Conhecer a situação nacional das mulheres migrantes.
  • Identificar fatores de risco e proteção, no âmbito das desigualdades intersecionais sobre pessoas migrantes e refugiadas e pessoas ciganas.
  • Conhecer recursos e apoios no âmbito da intervenção com mulheres migrantes, incluindo refugiadas, e mulheres ciganas.

Informações

No âmbito das Sessões Informativas realizadas em abril, o Conselho das Migrações divulga nova Sessão Informativa sobre Desigualdades Intersecionais, a decorrer no dia 16 de setembro, das 10 às 12 horas.

Mensagem

Esta formação procura retratar a situação das mulheres migrantes em Portugal, promover o debate e reflexão sobre os fatores de risco no âmbito das desigualdades intersecionais e dar a conhecer recursos e apoios para a intervenção com este público-alvo.

Fonte: ACT

Público alvo
Mulheres migrantes em Portugal