Conferência Cultura, Coesão e Impacto Social
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2021-04-20 (há 3 semanas)
Local Auditória da Fundação de Serralves, Porto
Data 5-6 Maio 2021 (hoje)
Concelho Porto
Enquadramento Trata-se de uma Conferência de alto nível que reunirá participantes de diversas áreas, desde especialistas a académicos, representantes dos setores artístico e cultural e responsáveis governamentais, com o objetivo de debater, promover e refletir sobre a relevância e o impacto da cultura na coesão social, económica e territorial e na resiliência democrática. Ao abordar um conjunto de temas prementes na agenda das sociedades atuais, a conferência pretende relevar o potencial da cultura na gestão dos atuais desafios sociais e na construção de um futuro melhor. A conferência será estruturada em torno de uma sessão plenária e quatro painéis principais, subordinados aos seguintes temas: O Impacto Social da Cultura; Cultura, Saúde Mental e Bem-Estar; Cultura, Coesão e Território; Cultura e Sustentabilidade Ambiental; Cultura e Igualdade de Género.

Objetivos

  • Mobilizar plenamente a cultura e as artes para moldar um futuro melhor e para superar as crises contemporâneas;
  • Aproveitar o potencial da cultura para a saúde mental e o bem-estar;
  • Explorar formas de como a cultura pode aumentar a resiliência das comunidades nos territórios mais periféricos e remotos;
  • Consolidar a cultura como uma ponte entre as sociedades e a sustentabilidade ambiental;
  • Propor formas de a cultura abordar as desigualdades de género dentro e fora dos sectores culturais e criativos, promovendo uma maior compreensão do outro.

 

Informações

A conferência decorrerá em formato híbrido, pelo que poderá assistir presencial ou virtualmente, preenchendo o formulário de inscrição aqui.
Poderá consultar igualmente o programa da conferência.

O evento terá lugar no auditório da Fundação de Serralves, no Porto.

Mensagem

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorrerá, nos dias 5 e 6 de maio, a Conferência sobre “Cultura Coesão e Impacto Social”.

Público alvo
Público em geral