Comunidade de Prática de Formadores em Bibliotecas de Ensino Superior
Publicado por Maria Paula Custódio, em 2021-04-09 (há 4 semanas)
Local Online
Data 19-21 Maio 2021 (dentro de 3 semanas)
Concelho Lisboa
Enquadramento A definição de linhas de intervenção formativa para as Bibliotecas de Ensino Superior ao nível da promoção de competências e de literacia de informação junto de estudantes, docentes e investigadores é um dos desafios que os profissionais de informação encaram desde há algum tempo. Esta dimensão é fortemente destacada nas Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022. Perspetiva-se assim a definição de soluções partilhadas numa lógica de colaboração informal entre profissionais e instituições, alicerçada num reforço do diálogo e partilha de práticas nesta área de convergência profissional, com o foco na aprendizagem e capacitação dos participantes.

Objetivos

Reforçar as competências em literacia da informação, promover a fluência digital e o uso ético da informação e capacitar para a prática da Ciência Aberta.

Informações

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

Mais informações em: https://www.bad.pt/eventos/event/comunidade-de-pratica-de-formadores-nas-bes/

 

Programa

19 maio de 2021  – 14:30-16:30

Ferramentas para o desenvolvimento de conteúdos, aplicações para interação com formandos e avaliação

20 maio 2021 – 14:30-16:30

Criação e planeamento de programas de formação: conteúdos e abordagens

21 maio 2021 – 14:30-16:30

Estratégias para o desenvolvimento de competências para os profissionais: como e onde se aprende

Mensagem

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, pelas 14h30, reúne-se online a Comunidade de Prática de Formadores e Coordenadores de programas de literacia nas BES. Neste evento pretende-se efetivar a criação desta comunidade e perspetivar a definição de soluções partilhadas numa lógica de colaboração informal entre profissionais e instituições, alicerçada num reforço do diálogo e partilha de práticas nesta área de convergência profissional, com o foco na aprendizagem e capacitação dos participantes.

Público alvo
Formadores em Bibliotecas de Ensino Superior