Bases de dados

O sítio da Europa disponibiliza informação sobre a actualidade da União Europeia; textos legislativos em vigor ou em discussão; acesso  aos sítios da Internet de cada instituição e páginas relativas ao conjunto das políticas da União Europeia.

A VET–BIB é a base de dados bibliográficos do CEDEFOP. Das diversas áreas temáticas que a constituem,  destacam-se: sistemas de formação, política de formação, reconhecimento das qualificações, perfis profissionais, orientação profissional, e-learning, aprendizagem ao longo da vida e formação de formadores.

EQO – European Quality Observatory  disponibiliza uma base de dados de estratégias sobre Abordagens da Qualidade e Serviços para a Qualidade, nos domínios da Educação e Formação Profissional.

Instituto Nacional de Estatística. Acesso a bases de dados (dossiês temáticos) relativos a:  Território, Género e Indicadores Estruturais ( Económicos Gerais, Emprego, Inovação e Investigação, Coesão Social, Reforma Económica e Ambiente).

Europa “Sínteses da legislação da UE” apresenta os principais aspectos da legislação da União Europeia (UE) de forma breve, simples e imparcial. É parte integrante do portal Europa, publicado pelas instituições da UE. Este Web site constitui uma fonte de informações especializada, em conjunto com o EUR-Lex, o PreLex e o serviço Europe Direct. Enquanto o EUR-Lex disponibiliza os textos completos de todos os documentos legislativos da UE, o PreLex acompanha todas as propostas legislativas durante o processo de tomada de decisão das instituições da UE e o serviço Europe Direct responde às perguntas dos cidadãos sobre a UE. Este Web site complementa os anteriores ao oferecer sínteses simples sobre um determinado assunto em vez de legislações da UE extensas e técnicas.

European NAvigator (ENA) –  a referência multimédia sobre a construção europeia  é uma fonte de informação de alta qualidade científica e pedagógica sobre a história da construção europeia. A ENA é uma biblioteca digital, que contém mais de 16 000 documentos sobre a evolução da Europa unida, desde 1945 até aos nossos dias. Os estudantes, professores, formadores, investigadores e todos os cidadãos interessados na construção europeia, encontram aqui os documentos originais (fotos, gravações, filmes, artigos de imprensa, caricaturas….), ligados por textos de síntese, quadros e esquemas interactivos. Este fundo documental, rico e variado, foi seleccionado, criado e tratado por uma equipa pluridisciplinar de especialistas da construção europeia.

A SafeWork Bookshelf contém uma coleção de produtos-chave da Segurança e Saúde no Trabalho, publicada, no todo ou em parte, pela OIT.

Bases de dados de SST – Saúde e Segurança no Trabalho. Vasta coleção de recursos de informação constituída por vários tipos de publicações, desde fichas técnicas a relatórios e revistas, sobre diversos temas e setores de indústria. Todas as publicações da Agência podem ser descarregadas gratuitamente.     Mais informação>>

Pesquisa por tema ou por palavra-chave>>

Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades. Base de Dados Documental. Esta base de dados permite pesquisar documentos relativos às políticas de emprego, assuntos sociais e igualdade de oportunidades da UE. Além de documentos estratégicos e de relatórios da UE, poderá consultar estudos, discursos e projectos financiados pela UE.

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca virtual que abrange uma colecção seleccionada de periódicos científicos portugueses.

A SciELO é a aplicação de um projecto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME.
O Projecto FAPESP/BIREME tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato electrónico.
Com o avanço das actividades do projecto, novos títulos de periódicos serão incorporados à colecção da biblioteca

Metálopédia – disponibiliza a todos os interessados na área da Metalurgia, Metalomecânica e Afins, um repositório de acesso rápido e simples, a definições sobre diversos conceitos ligados a esta actividade industrial. Estas páginas estarão em actualização e enriquecimento constante e aberto a sugestões.

RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em regime de “open access”, bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio.

PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo . Foi organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. O projecto Pordata prevê disponibilizar os dados estatísticos em três fases principais: para Portugal (1.ª fase), para Portugal e países da UE 27 (2.ª fase) e para as regiões e municípios portugueses (3.ª fase). O vector comum a toda a informação apresentada é o tempo. Publicada sob a forma de séries cronológicas, a informação incide sobre um longo período, que se inicia, sempre que possível, em 1960 e se prolonga até à actualidade.

CAPES – portal de acesso livre que disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais

Classificação Portuguesa das Profissões de 2010 (CPP/2010). A nova Classificação Portuguesa das Profissões de 2010 (CPP/2010) da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística, integrada na Classificação Internacional Tipo de Profissões de 2008 (CITP/2008), destina-se a substituir a ClassificaçãoNacional de Profissões de 1994 (CNP/94) do Instituto do Emprego e Formação Profissional harmonizada com a CITP/1988. Mais informação no sítio do INE>>

IATE – InterActive Terminology for Europe. Na IATE pode encontrar terminologia e gíria específicas da EU bem como termos das mais diversas áreas, como direito, agricultura, tecnologia da informação.
A IATE possui mais de 8,7 milhões de termos, incluindo aproximadamente 540 000 abreviaturas e 130 0000 expressões e abrangendo todas as 23 línguas oficiais da UE. A sua actualização é constante. Pesquise um termo numa língua de partida e encontre os termos correspondentes na(s) língua(s) de chegada seleccionada(s). Acesso à base de dados>>

Conselho da União Europeia – Acesso aos Documentos do Conselho. O registo público dos documentos do Conselho, em funcionamento desde 1 de Janeiro de 1999, contém referências a todos os documentos desta instituição aí arquivados através de um sistema de arquivo automático. Assim, todos os documentos não sensíveis apresentados ao Conselho ou a uma das suas instâncias preparatórias que se destinem a servir de base às deliberações, possam influenciar o processo decisório ou reflictam a situação dos trabalhos sobre determinado dossiê são automaticamente mencionados no registo. Estão disponíveis várias entradas que permitem aos utilizadores procurar no registo , bem como informações sobre  como procurar no registo , apresentar um pedido de acesso a documentos do Conselho , pedir ajuda técnica em linha e ter acesso aos registos públicos de outras instituições e órgãos da UE